ANO INTERNACIONAL DO SOM – IYS 2020 / 2021

Entender o papel que o SOM desempenha em nossa vida é uma preocupação cada vez mais presente na sociedade. Por isso, 2020 e 2021 serão os Anos Internacionais do Som (International Year of Sound ou IYS 2020 / 2021). Trata-se de uma iniciativa global para ressaltar a importância das ciências e tecnologias sonoras e destacar a necessidade do controle do ruído na natureza e nos ambientes.
O Ano Internacional do Som foi declarado pela Comissão Internacional de Acústica, ocorre nos moldes dos anos internacionais sancionados pela UNESCO e inclui atividades coordenadas em nível regional, nacional e internacional. A iniciativa tem como principal objetivo fazer com que a importância do som no mundo de hoje atinja todas as partes do planeta em 2020 e 2021.
Nesse sentido, diversas atividades e ações pelo IYS ocorrerão durante todo o ano de 2020 e 2021 – mais informações e detalhes sobre os eventos vocês encontram no link https://sound2020.org/event/

POR QUE O ANO INTERNACIONAL DO SOM É NECESSÁRIO?
A UNESCO reconhece que “o som influencia o equilíbrio dos seres humanos e tem dimensões econômicas, ambientais, sociais, médicas, industriais e culturais, que se relacionam ao trabalho e aos mandatos de várias organizações das Nações Unidas”.
Ou seja, o Ano Internacional do Som busca conscientizar a população em geral sobre algo que quem trabalha com acústica já sabe muito bem: o som está presente em todas as atividades humanas e as aplicações da acústica são encontradas em quase todos os aspectos da sociedade moderna.
O som é parte essencial da comunicação humana, seja por meio da fala ou do desenvolvimento da arte e da criatividade, através da música, por exemplo. O excesso ou tipo de som que causa incômodo, no entanto, torna-se ruído e precisa ser controlado para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas.
A poluição sonora já é segunda maior poluição ambiental do planeta e, neste contexto, o ruído prejudica a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, afeta a produtividade e a saúde da população economicamente ativa, além de gerar problemas de convívio e até mesmo judiciais nas cidades.
Para garantir maior conforto acústico e minimizar os problemas causados pela poluição sonora, o estudo da acústica divide-se em diversas áreas como acústica ambiental, acústica de salas, controle de ruído, aeroacústica, acústica musical e acústica submarina.
Então, ainda tem alguma dúvida quanto a importância do SOM em nossas vidas?

Fonte: http://portalacustica.info/ano-internacional-do-som/

Comentários

comentários