WORLD HEARING DAY (WHD) 2017

Desde 2007 a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 3 DE MARÇO como o ‘Dia Internacional do Cuidado com os Ouvidos’, mudando recentemente o nome para ‘DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO’. A intenção dessa data é o de chamar a atenção para as questões da saúde auditiva.
Apesar da deficiência auditiva já poder ser considerada um problema de saúde pública, contando com mais de 360 milhões de pessoas no mundo com problemas de audição (sendo dessas cerca de 32 milhões de crianças!), infelizmente ainda não se dá o devido valor ao problema. Dados nacionais apontam para 28 milhões de brasileiros com algum problema de audição (o que equivale a 14% da população), com quase 10 milhões de pessoas já com diagnóstico de deficiência auditiva incapacitante (5% da população no Brasil). Quando se fala de zumbido os percentuais vão de 15 a 20%, chegando a 50-55% nos jovens!
Esse ano a OMS abordou os custos disso tudo (e não só os econômicos!)… As perdas auditivas levam a gastos de cerca de 750 milhões de dólares por ano, promovendo dificuldades de integração social, barreiras na educação, perda de qualidade de vida e produtividade, declínio cognitivo e até depressão. A OMS também chama a atenção para intervenções fundamentais nessa área, como: prevenção, identificação precoce do problema, acesso a rehabilitação, educação e empoderamento sobre o assunto.
NÓS APOIAMOS A OMS E O WHD (WORLD HEARING DAY)!

Por isso o dia 3 de março de 2017 foi de muito trabalho na cidade de Itajaí! Confiram algumas imagens!

Comentários

comentários