Protetores auditivos – quando usá-los?

Existem vários modelos e tipos de protetores auriculares: de espuma, silicone, cera de parafina, moldáveis, personalizados, ventilados, não ventilados, entre outros e seus usos são os mais diversos.

Você pode usar protetores auditivos:

PARA DORMIR:
Muitas pessoas sofrem com qualquer tipo de barulho na hora de dormir, seja o ronco do parceiro, vizinhos no andar de cima ou nas redondezas que são barulhentos, cachorros latindo, galo cantando, pessoas conversando em outro cômodo e até o simples abrir de uma porta! Os protetores auriculares para dormir caem muito bem nas diversas situações acima, na maioria das vezes abafando os barulhos para um nível que não incomoda mais e algumas vezes abafando o barulho por completo. É importante entender essa parte, pois algumas pessoas acham que os protetores bloqueiam totalmente qualquer tipo de som e nem sempre é assim. Para dormir os mais indicados são os de espuma, de silicone ou parafina moldáveis (pois são mais confortáveis, você pode dormir de lado inclusive sem se incomodar com a presença dos protetores em seus ouvidos – o cuidado maior está na técnica para a colocação e higiene dos mesmos).

PARA ESTUDAR E TRABALHAR:
Trabalhar ou estudar são duas tarefas que requerem atenção e algumas pessoas são facilmente distraídas por qualquer barulho; os protetores podem ajudar você a se concentrar melhor no seu estudo ou trabalho. Nessas situações você pode abrir mão de praticamente todos os tipos de protetores!

PARA QUEM TRABALHA EM AMBIENTES BARULHENTOS OU EXPOSTO AO RUÍDO:
Geralmente quem trabalha em indústrias, fábricas, oficinas mecânicas entre outros ambientes que tenham ruído e podem prejudicar sua audição, os protetores são necessários e obrigatórios. Nesses casos a própria empresa faz as avaliações junto à equipe de Segurança do Trabalho para verificar qual o tipo de protetor mais adequado para cada atividade / setor da empresa.

PARA MÚSICOS:
Quem trabalha com música deve usar protetores auriculares específicos. Geralmente durante testes, ensaios e apresentações, a música é alta e esse volume alto constante pode prejudicar a audição. Há pessoas que trabalham com música e usam protetores de espuma ou moldáveis, eles funcionam bem no sentido de proteger a audição, mas os protetores auriculares para músicos são específicos pois possuem um filtro para manter a qualidade da fala e a riqueza dos detalhes da música. A música e a fala continuam claros e limpos, porém de forma mais silenciosa e segura para os ouvidos.

EM BOATES, SHOWS, CINEMA:
Lugares como boates, shows e até cinemas, eventos de corrida de F1, motos e estádios, onde tivermos a presença de ruído ou o som estiver muito alto os protetores auriculares podem (e devem!) ser usados.

PARA PROTEÇÃO CONTRA A ÁGUA:
Há protetores específicos para essa finalidade, geralmente feitos de silicone, que são a prova de água e servem para nadadores, quem frequenta piscinas, praias, surfistas e até para tomar banho. Esses protetores também são excelentes para evitar quadros de otite!

PARA CRIANÇAS COM AUTISMO:
Crianças autistas geralmente são bem sensíveis a ruídos e certos sons, os protetores auriculares nesse caso funcionam bem abafando sons e ruídos de qualquer coisa que a deixe super estimulada.

PARA MOTOCICLISTAS:
Sabe quando o vento fica entrando pelas frestas do capacete e causando um barulho altíssimo que pode chegar até 95 decibels, irritando e prejudicando sua audição? Protetores auriculares para quem anda de moto e sofre com esse problema são essenciais!

PARA VIAGENS EM AVIÕES:
Esse tipo de protetor trabalha retardando o movimento do ar para dentro e fora da orelha externa, dando à parte interna da orelha mais tempo para se adaptar as mudanças na pressão do ar durante o vôo.

PARA ATIRADORES:
Como já se sabe, em qualquer estande de tiro, o uso de protetores auriculares é obrigatório já que o som das armas é bem alto.

PARA CACHORROS:
Curioso não? Pois é, protetores auriculares para cachorros é uma das maneiras de proteger os ouvidos caninos contra ferimentos causados por ruídos como fogos, tiros e até doenças. Como se sabe, a orelha do cachorro é mais sensível ao som que os ouvidos humanos.

PARA CAVALOS:
Protetores para cavalos são feitos para permitir ao animal escutar tons considerados normais enquanto reduzem a distração e ainda protege a audição do animal contra ruídos altos.

Fonte: www.dorminhoco.com

Comentários

comentários