A música e seus benefícios

Para os historiadores, já na Antiguidade, a música aparece como uma das mais antigas formas de expressão. Na China, Índia, Egito e Grécia, mesmo antes de Cristo, já existia uma rica tradição musical. Com o tempo a complexidade musical se alterou, mas a vivência musical não; ela faz parte da vida e do dia-a-dia do ser humano e tem a capacidade de unir crianças, jovens e adultos para cantar, tocar um instrumento ou ambas.
A Universidade da Califórnia descobriu que, após seis meses tendo aulas de piano, crianças pré-escolares tiveram desempenho 34% melhor em testes de raciocínio têmporo-espacial que aquelas que não tiveram nenhum treinamento musical ou aquelas que tiveram aulas de informática. Na mesma Instituição, estudaram-se também dois grupos de crianças: um deles teve lições de piano e cantava diariamente no coro. Após oito meses, as crianças musicadas eram experts no domínio de quebra-cabeças, atingindo desempenho 80% superior aos colegas em inteligência espacial.
Alunos adolescentes em colégios de internato que estudaram música obtiveram em testes de aptidão 52 pontos mais na parte verbal e 37 pontos a mais em matemática que aqueles sem instrução musical.
Outros estudos confirmaram que as respostas ao estímulo musical oferecido aos seres humanos são verificadas nas atitudes, personalidade e no aprendizado.
O APRENDIZADO DE MÚSICA já na INFÂNCIA contribui para três tipos de FORMAÇÃO:
1- PESSOAL
– Traz alegria à vida, aumenta a concentração, melhora a comunicação e a memória (cognitivo).
– Tocar um instrumento, contribui para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras.
– Educa os sentimentos cívico-sociais, influindo na construção do caráter.
– Integrada às outras disciplinas, a música aumenta o desempenho do aluno que passa a ter uma média de aprendizado muito maior em todas elas.
– Disciplina emoções: timidez, medo, agressividade (musicoterapia).
2- CULTURAL
– Desperta o senso rítmico.
– Desenvolve a sensibilidade musical, baseada no ritmo, no som e na palavra.
– Faz apreciar as realizações do mundo artístico em rádio, TV ou Internet.
– Desperta a criatividade, tornando a criança capaz de elaborar suas próprias músicas.
3- SOCIAL
– Estimula o perfeito convívio coletivo.
– Implanta o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade.
– Mantém a confraternização entre escolares e a comunidade.
– Apresenta repertórios diferentes como música erudita, folclórica, popular, religiosa e etc.
– Desperta a importância da ordem disciplina, organização e respeito ao outro e a si mesmo.
– Faz com que a criança se envolva com os projetos, e esteja sempre ocupada “quase” o bastante para evitar problemas, melhorando inclusive no aspecto disciplinar.

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