MEDINDO O SOM

O DECIBELÍMETRO, ou medidor de nível de pressão sonora, é um EQUIPAMENTO utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da INTENSIDADE DO SOM, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro.

Esse equipamento é normalmente CALIBRADO para indicar o nível de som em DECIBELS. O limite da audição humana é de aproximadamente 0 dB para um ouvido humano normal, o limite acima do qual pode ocorrer dano/perda auditiva é de 85dB (8 horas de exposição) e o limite da dor (sons extremamente altos) é de aproximadamente 120 dB. Atualmente, no mercado brasileiro, existem equipamentos digitais capazes de realizar medições entre 30 dB e 130 dB.

E VOCÊS TAMBÉM PODEM TER UM DECIBELÍMETRO SEMPRE À MÃO! Sim! Apesar de não serem tão precisos quanto os ditos ‘profissionais’, atualmente estão disponíveis GRATUITAMENTE diversos APLICATIVOS PARA CELULAR e TABLET que medem os níveis de pressão sonora. Um exemplo é o: Decibelímetro – SOUND METER.

Não esquecendo que SONS ACIMA DE 85dB SÃO PREJUDICIAIS À NOSSA AUDIÇÃO!

Então, caso o decibelímetro do seu celular mostre um valor acima desses níveis, AFASTE-SE da fonte do som, ABAIXE o volume ou PROTEJA seus ouvidos!!!

Comentários

comentários