INAD 2017

Como o tema proposto para o INAD desse ano foi ‘Conforto Acústico e Educação’ nosso Projeto EducaSOM – Decibéis do Bem, optou por realizar as atividades junto a uma escola, no caso o Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí (CAU – UNIVALI), no Município de Itajaí/SC. A ideia foi a de realizar medições de níveis de pressão sonora em alguns ambientes do colégio, coletando alguns depoimentos de professores, funcionários e alunos sobre o assunto e elaborar um video a ser divulgado no dia 26 de abril na internet, com a intenção de chamar a atenção para o problema, suscitando reflexões e busca por soluções. No dia 26 de abril também foram realizadas algumas atividades com as crianças do CAU (a saber: aula do Programa Dangerous Decibels Brasil (DDB) e um Tour pela Orelha Gigante), com um segundo vídeo dessas ações sendo produzido e divulgado posteriormente na internet.

– O objetivo da campanha foi o de conscientizar os alunos sobre o ruído e seus efeitos; incluindo a conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias;
– Pelo Programa DDB o objetivo principal foi o de buscar reduzir a incidência da perda auditiva pelo ruído e o zumbido através da educação, repassando conhecimentos e promovendo mudança de atitudes e comportamentos sobre a exposição aos sons.
O público alvo da campanha estendeu-se a população em geral, mas como se entende que a mudança de mentalidade, também no que se refere à poluição sonora, deve ser fomentada desde cedo, destacaram-se aqui a participação dos jovens e das crianças como o público alvo mais importante. Além disso, considerou-se fundamental alcançar estudantes de graduação de cursos de Engenharia, em especial da Engenharia Ambiental e do curso de Fonoaudiologia, tanto no que se refere à execução de ações que contribuam com os objetivos da campanha como para participarem de uma atividade que contribui para a formação dos futuros profissionais numa ação interdisciplinar e intersetorial.

– Participaram das atividades no dia 26 de abril – 173 alunos das 1as, 2as a 3as séries do Colégio de Aplicação da UNIVALI e seus professores.

Comentários

comentários