FÍSICA DO SOM / PARTE 2

A VELOCIDADE DO SOM também depende do meio na qual a onda se propaga – quanto maior a sua densidade, mais rápida a propagação. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (porque suas moléculas estão mais próximas), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela. Estima-se que a VELOCIDADE DO SOM na ÁGUA é aproximadamente igual a 1.450m/s (bem MAIOR QUE NO AR – mais precisamente, ele se propaga 4X MAIS RÁPIDO que no ar) que, à 20°C é de 343m/s. (Lembrando que a propagação do som em meios gasosos também depende da TEMPERATURA do gás).
Quanto a FREQUÊNCIA DE ONDA (ciclos por segundo), são denominadas ondas de INFRA-SOM, as ondas que tem frequência menor que 20 Hertz (Hz), e ULTRA-SOM as que possuem frequência acima de 20.000Hz. Tais nomenclaturas baseiam-se na CAPACIDADE DA AUDIÇÃO HUMANA NORMAL, que consegue captar FREQUÊNCIAS de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20.000Hz.

CURIOSIDADE – E VOCÊ SABIA?

Comparando-se a NOSSA AUDIÇÃO a de OUTROS ANIMAIS: os CÃES são capazes de ouvir frequências altas que os seres humanos não podem, cerca de 2X MELHOR; já os GOLFINHOS ouvem de 20Hz a 150.000Hz (5X MELHOR QUE OS CÃES e 7X MELHOR QUE OS SERES HUMANOS!) De todos os mamíferos, os golfinhos são capazes de ouvir e produzir algumas das mais altas frequências de sons. Quando comparados com as BALEIAS, os golfinhos geralmente se comunicam usando altas frequências, enquanto as baleias costumam usar frequências baixas. Apesar da menor frequência, as baleias podem se comunicar em distâncias maiores que os golfinhos (centenas de metros ou quilômetros de distância).

Comentários

comentários