Escala de Decibels

Até agora já falamos um pouco sobre a física do SOM, como MEDIR O SOM (decibelímetro, aplicativo do celular), dos EFEITOS DO RUÍDO em nosso organismo e algumas curiosidades. Hoje vamos apresentar a ‘ESCALA DE DECIBELS’, com as MEDIDAS de alguns sons que encontramos em nosso dia a dia e os TEMPOS MÁXIMOS de exposição permitidos antes que se produza alguma lesão nas células dos nossos ouvidos!
Os valores de “base” seriam o 85 DECIBELS POR 8 HORAS. A cada incremento de 3 decibels* (segundo o NIOSH – pela NR15 considera-se 5 decibels) nesses níveis o tempo de exposição ao som considerado seguro cai pela metade! Ou seja: um som de 88 decibels permite uma exposição por 4 horas, 91 decibels – 2 horas e por aí vai…

Lembrando que consideramos RUÍDO sons ACIMA DE 85 DECIBELS e que o CONFORTO ACÚSTICO (o nível ‘ideal’, que não gera stress em nosso organismo, conforme o preconizado pela Organização Mundial de Saúde e como citamos no vídeo da Campanha do INAD desse ano) é de 50 DECIBÉIS.
ENTÃO – CASO VOCÊ FIQUE EXPOSTO A SONS ACIMA DESSES NÍVEIS DE DECIBELS POR MAIS TEMPO QUE O PERMITIDO É PRECISO TOMAR ALGUMA MEDIDA OU ATITUDE! USE PROTETORES AUDITIVOS, ABAIXE O VOLUME OU SE AFASTE DA FONTE SONORA. SEUS OUVIDOS E SEU CORPO AGRADECEM!!!

Comentários

comentários