DECIBELS OU DECIBÉIS?

Antes que alguém questione… porque esta é uma dúvida que muitas pessoas têm, segue a ‘resposta’:
Segundo o “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, o plural de bel é bels, enquanto para o plural de decibel as duas formas são corretas: decibels e decibéis.

Entretanto, no Brasil, o Decreto Federal No. 81.621 de 03/05/1978, sobre o Quadro Geral de Unidades de Medidas, estabelece que a forma legal do plural de decibel é decibels.
Estas duas são as interpretações populares da questão das unidades e dos seus plurais, mas não estão erradas! Uma unidade é um qualificativo, um padrão, não uma quantidade. As unidades não têm, portanto, plural, nem gênero. Uma “unidade” é UM. Em rigor deve-se dizer 1 decibel (1×1 decibel), 10 decibel 10×1 decibel, dez vezes a unidade padrão decibel), etc. Por outro lado, essa informação pode ser facilmente refutada apresentando os plurais “metros”, “horas” e “quilogramas” para as unidades “metro”, “hora” e “quilograma”. As discussões são comum e se dão com frequência porque não há plurais nas simbologias das unidades (2 metros = 2 m, 11 horas = 11 h e 30 quilogramas = 30 kg).

Já em se considerando as regras definida pelas Normas Internacionais ISO, quando a designação da unidade é proveniente do nome de uma pessoa (exemplo: N=Newton) não se utiliza o plural.

Quanta confusão, não é mesmo?
Para facilitar, respeitando as regras – nós usamos ‘decibel’ ou ‘decibels’ quando redigimos relatórios e/ou artigos técnicos, mas os jovens optaram pelo ‘DECIBÉIS’ do Bem ao nomear o Projeto por ele ser Social, Educativo e ‘popular’, com a pretensão de estar ao alcance de todos e não apenas de uma classe científica específica.

Comentários

comentários